Ver em grande graças ao CLT

CLT constructions

A madeira é um material de futuro e a sua utilização na construção é cada vez mais importante. Os avanços registados na engenharia da madeira abriram caminho ao nascimento de um novo sistema de construção : o painel de Madeira Laminada Cruzada (CLT – Cross Laminated Timber). O CLT é utilizado em blocos de apartamentos e noutros edifícios abertos ao público (ERP). Todavia, este painel pode ser utilizado em todos os tipos de estruturas, desde habitação unifamiliar a edifícios de grande altura.

O CLT é um conjunto de camadas de plataformas em madeira maciça cruzadas e coladas entre si. Cada camada tem uma rotação de 90° relativamente à anterior, para melhorar os desempenhos do painel. Além de propriedades mecânicas muito interessantes, o cruzamento das camadas permite obter uma grande estabilidade dimensional. Estes dois pontos permitem uma grande liberdade arquitetónica e de ordenamento. Este material é facilmente integrado em projetos mistos: madeira-betão e madeira-metal. Além disso, adapta-se no âmbito de projetos que misturam sistemas de construção: postes, vigas, esquadrias de madeira, CLT.

Related Content

  1. Montagens CLT

    • Capa catálogo CLT

      Montagens CLT

      Descubra neste novo catálogo toda a experiência da Simpson Strong-Tie aplicada à construção CLT. Conexões inovadoras e fixações estruturais com seus valores característicos e todas as configurações detalhadas e explicadas do local.