A escolha certa do seu ancoragem

choisir son ancrage

Ancoragens mecânicas ou resinas de fixação? Solução dedicada a cargas pesadas, para fixar no betão ou noutro material? Explicamos todos os aspetos a considerar para garantir a fiabilidade das suas instalações. Faça a escolha certa!

 

 

Related Content

  1. Os tipos de cavilhas por cargas

    Cargas pesadas

    Dizem respeito, essencialmente, a cavilhas metálicas e químicas para valores de serviço superiores a 1000 daN, 1000 kg ou 10 kN.

    Cargas pesadas

    Dizem respeito, essencialmente, a cavilhas metálicas e químicas para valores de serviço superiores a 1000 daN, 1000 kg ou 10 kN.

    Cargas leves

    Dizem respeito, essencialmente, a cavilhas plásticas ou de nylon para valores de serviço inferiores ou iguais a 200 daN ou 200 kg.

     

    Lembrete : 1 kN = 100 daN =100 kg ; 1 tonelada = 1000 kg = 1000 daN = 10 kN.

    Os tipos de comportamento de uma cavilha

    Ancoragem mecânica

    A ancoragem mecânica, aquando da sua expansão ou da colocação em carga, exerce um esforço sobre uma zona do betão denominada «cone de restrição». Uma primeira compressão surge no momento do aperto e uma segunda no momento da colocação em carga.

    Cavilhas de fixação por expansão com controlo por torção

    A expansão realiza-se através da aplicação de um binário de aperto sobre o parafuso ou a porca. A intensidade da ancoragem é controlada no meio deste binário de aperto.

    WA, BOAX, BOAX-FMC.

    Cavilhas com fixação no rebaixo

    As cavilhas com fixação no rebaixo são ancoradas, essencialmente, através de uma cravação mecânica assegurada pelo corte de uma câmara no betão. Esta câmara é realizada :

    • Com a ajuda de uma broca especial após perfuração do furo cilíndrico e antes da colocação da cavilha.
    • Com a ajuda da própria cavilha durante a respetivacolocação no furo cilíndrico.

    FPN/FPNH, HIPC, HIP.

    Ancoragem química

    A ancoragem química não necessita de expansão para se fixar, o cone de restrição só surge aquando da colocação em carga.

    Cavilhas de fixação por aderência

    As cavilhas de fixação por aderência são ancoradas no suporte através da colagem de elementos metálicos sobre a parede do furo. Esta colagem é realizada através de uma resina. Os esforços de tração são transmitidos através de limitações de aderência entre os elementos metálicos e a resina presente no furo feito.

    POLY GPG, SET XP, VT-HP.

    O aperto das cavilhas

    E a última operação de montagem. Através do binário de aperto (com a ajuda de uma chave dinamométrica) criase uma tensão que bloqueia o elemento a fixar contra o material de suporte.

    Suportes e revestimentos

    Certificação