Conexões - Valores característicos

c-valeurscaracteristiques_covart_pho_other_microsite-header_eu_pt

Classes de duração de carregamento

Há cinco classes de duração de carregamento, dependendo da duração da ação caraterística preponderante.

As tabelas que abaixo definem as classes e fornecem exemplos de ações.

Image

Para uma maior precisão recomendamos que sejam consultados os anexos nacionaisdo Eurocódigo.

Classes de resistência da madeira

As resistências Rk fornecidas nas tabelas correspondem à utilização de uma madeira da classe C24 exigida para aplicações estruturais.

  • Relativamente às madeiras de classe superior, os valores tabelados permanecem inalterados.
  • Relativamente às madeiras de classe inferior, os valores tabelados devem ser multiplicados pelo coeficiente Kdens calculado como se segue :

kdens = (ρk/350)²

Onde :

  • 350 kg/m3 : densidade caraterística da madeira da classe C24 em conformidade com a norma NF EN 338.
  • ρK : massa volúmica caraterística da madeira utilizada em conformidade com a norma NF EN 338

Notas regulamentares 

  1. Os valores caraterísticos são expressos em quilo Newton (kN) e as dimensões são expressas em milímetros (mm), salvo indicação em contrário. 1 kN = 100 daN ~ 100 kg.
  2. Salvo indicação em contrário, os valores caraterísticos correspondem a madeiras da classe C24.
  3. As peças concebidas para serem fletidas aquando da aplicação devem ser fletidas uma única vez. A flexão do aço arrisca provocar fendas na linha de curvatura. As peças que apresentem fendas a nível da linha de curvatura não podem suportar a carga e devem ser substituídas.
  4. Um prego ou um parafuso que provoque uma fenda na madeira não pode recuperar o valor calculado. É necessário avaliar a fenda de modo a determinar se a montagem pode suportar o valor calculado. A madeira demasiado seca abre fendas com facilidade. Se constatar que a madeira abre fendas, não a fure. O diâmetro de perfuração deve respeitar as disposições no Eurocódigo 5.
  5. Com a variação da humidade, a madeira contrai-se e expande-se, em particular perpendicularmente às fibras. Tenha em consideração as variações dimensionais ao conceber e instalar uma estrutura. A Simpson Strong-Tie® fabrica produtos que correspondem à seção padrão com humidade controlada. A Simpson Strong-Tie® pode produzir medidas diferentes das listadas; contacte o serviço comercial.
  6. A utilização de diversas peças de madeira exige que estas sejam ligadas umas às outras de modo a atuarem como uma peça única.
  7. Determinadas configurações podem ser diferentes das descritas neste documento; contacte o departamento técnico.