CLT: o futuro dos locais

Tour HOHO Wien - West 4 Media

Tour HOHO Wien - West 4 Media

A madeira é um material de construção do futuro e a sua utilização na construção é cada vez mais frequente. Desde os anos 90, os avanços na engenharia da madeira levaram ao surgimento de um novo sistema de construção na Áustria e na Alemanha: o painel CLT (Cross Laminated Timber).

O que é o CLT?

O CLT é um conjunto de camadas de madeira maciça cruzadas e coladas entre si. Cada camada é girada ao 90° em relação à anterior para melhorar o desempenho do painel. O número de camadas varia e depende da aplicação (geralmente entre 3 e 8 camadas). Os painéis podem fazer até 20m de comprimento e 4m de altura. A sua espessura varia geralmente de 60 a 320mm.

Quando usar o CLT ?

Cada vez mais utilizado em habitações multi-familiares e outros estabelecimentos que recebem público, o CLT também pode ser integrado em todos os tipos de estruturas, desde habitações individuais a edifícios altos.

Além das suas propriedades mecânicas muito interessantes, o cruzamento das dobras garante uma grande estabilidade dimensional. Essas duas vantagens permitem uma grande liberdade arquitectónica. Entre os edifícios emblemáticos fabricados em CLT, encontramos a torre MjØsa na Noruega e a torre HoHo na Áustria, ambas com cerca de 84m de altura. Mas o CLT também é utilizado para estruturas de engenharia civil como a Mistissini Bridge (Canadá), uma ponte de 160m de comprimento.


As soluções Simpson Strong-Tie

A fim de oferecer o melhor suporte possível para seus projetos CLT, temos desenvolvido nestes últimos anos, uma gama específica de produtos para responder aos desafios dos sistemas de construção baseados em painéis CLT. Hoje, oferecemos um catálogo dedicado a esta gama, construído em colaboração com os fabricantes e industriais CLT.

Para todos os projetos atípicos da CLT, temos uma equipe de especialistas e uma ferramenta industrial de qualidade (marcação CE EN1090-2) para responder a pedidos personalizados. A partir de planos ou esboços fornecidos pelo cliente, somos capazes de produzir todos os montagens metálicos fora do padrão.

>> Encontre o nosso catálogo dedicado aos locais em CLT aqui.

Contact

Simpson Strong-Tie França

Simpson Strong-Tie

ZAC des 4 Chemins
85400 Sainte-Gemme-la-Plaine
França