Operação ZPRO : O teste à escala real!

Zpro test start

Testamos o ZPRO em condições extremas: os resultados são impressionantes! Veja por si mesmo...

O contexto da experiência...

A Simpson Strong-Tie oferece uma gama completa de conectores e fixações, tais como estribos, suportes estruturais e placas para utilização no exterior. Dependendo do projecto, a escolha das ligações é relativamente simples: Ou se escolhe conectores de aço inoxidável A4, que são resistentes a ambientes agressivos, ou se escolhe conectores de aço galvanizado padrões, que são mais adequados para utilização em interiores.

Infelizmente, e por razões óbvias de custo, temos por vezes notado que são utilizados conectores de aço não inoxidável para montagens exteriores. Esta escolha põe em risco toda a estrutura, exposta às intempéries e às agressões exteriores! 

Para garantir ligações cada vez mais seguras e fiáveis, os nossos engenheiros desenvolveram um revestimento inovador: o "ZPRO". Este revela-se um compromisso perfeito entre o aço inoxidável e os aços normais em termos de resistência, e isto por um preço 3 vezes mais acessível do que o aço inoxidável.

Um teste em tamanho real

Para o lançamento da gama de conectores ZPRO, os nossos especialistas realizaram vários testes de laboratório, expondo essas conexões a uma névoa salina por várias semanas. Foram também realizados testes em escala real na Noruega ao longo da costa marítima, ou seja, num ambiente altamente agressivo para os conectores.

A equipa de I&D da Simpson Strong-Tie encarregou-se de fixar suportes padrões e suportes da gama ZPRO a um cais no oeste da Noruega. "Claro que os conectores ZPRO não se destinam a ser utilizados em tal ambiente, mas sentimos que era importante realizar estes testes em tais condições, a fim de acelerar o processo de 'envelhecimento' das peças", diz um membro do departamento de I&D da Simpson Strong-Tie.

O suporte padrão foi, portanto, montado com parafusos de ligação eletrogalvanizados adequados.
O suporte em ZPRO foi fixado com parafusos Impreg+, um revestimento de fixação compatível com ZPRO.

Durante um período de 24 meses, expostos aos elementos 24 horas por dia, e por vezes até submersos em água do mar, os dois suportes reagiram de forma diferente ao ambiente altamente corrosivo.

Os resultados da experiência em imagens...

Um resultado extraordinário

Ao contrário do suporte padrão, o conector ZPRO resistiu bem ao longo do período! De facto, quando a ferrugem aparece num conector ZPRO® após semanas de exposição a riscos climáticos, é gradualmente coberta com uma fina camada de zinco e magnésio, que aparece como ferrugem branca, e protege o material de novos ataques.

Em resumo, o revestimento ZPRO é equivalente a uma camada protectora de galvanização a quente (correspondente à classe de corrosividade C3, EN ISO 12944), e as suas propriedades permitem que os conectores da gama sejam instalados na classe de serviço 3. Em outras palavras, o seu desempenho é muito semelhante ao dos conectores de aço inoxidável A2.

Desde que seja instalada com fixações compatíveis, a gama ZPRO de conectores estruturais é uma solução eficaz e duradoura, adequada para utilização em todos os ambientes exteriores (excepto os ambientes corrosivos) por um preço até 3x mais barato do que o aço inoxidável A4.

  • ZPRO Conectores para exterior

    ZPRO Conectores para exterior

    A gama de conectores estruturais ZPRO oferece uma alternativa econômica ao aço inoxidável, ideal para projectos expostos às intempéries, tais como garagens e decks.

Contact

Simpson Strong-Tie França

Simpson Strong-Tie

ZAC des 4 Chemins
85400 Sainte-Gemme-la-Plaine
França