Âncoras para isolamento térmico externo em Pamplona!

Asurmendi de l’« Edificio Singular » de Pampelune

Foco no projecto da BigMat Asurmendi: o "Edificio Singular" em Pamplona, a renovação térmica da torre residencial mais alta da cidade, com 70m de altura.

O isolamento térmico externo (ITE) é uma técnica de isolamento que reforça a inércia térmica de um edifício, eliminando as suas pontes térmicas, ao mesmo tempo que preserva o espaço vital após a obra.

O princípio da ITE é criar uma segunda pele que envolva o edifício, como um manto, com a adição de uma armação secundária ligada à estrutura do edifício com esquadros ou parafusos, dependendo do isolamento utilizado e da estrutura do edifício. O desempenho da ITE não está apenas relacionado com a escolha do isolamento; uma boa instalação com os esquadros e fixações certos resultará num melhor desempenho térmico. Além disso, esta técnica de isolamento atende aos requisitos do regulamento ambiental RE2020.

"A vantagem da ITE é que pode ser adaptada a todos os tipos de edifícios, mais ou menos antigos, com alvenaria cujas propriedades são por vezes desconhecidas", diz Mathieu Luro, engenheiro do departamento técnico da Simpson Strong-Tie. "Em caso de dúvida sobre o material de suporte ou se este não estiver listado nas fichas técnicas, é possível realizar testes de arrancamento com as âncoras (mecânicas ou químicas) previstas para a obra."

No caso do projecto da Asurmendi, o Edifício Singular em Pamplona, o isolamento exterior envolveu a utilização de hastes roscadas LMAS, peneiras SH e resina química Poly GP para fixar a estrutura de isolamento exterior. Antes disso, os nossos especialistas visitaram a obra para realizar vários testes de extracção com um extractómetro. Assim, eles puderam medir a capacidade de carga das âncoras e validar sua resistência in situ.

"Para projectos de isolamento térmico externo de grandes edifícios, os nossos especialistas podem deslocar-se na obra para realizar estes testes com um extractómetro", explica o Sr. Luro. Isto permite-lhes emitir um relatório de teste com o valor de resistência escolhido em relação à situação na obra.

A Simpson Strong-Tie é membro da CISMA e mantém-se atualizado com os requisitos regulamentares para assegurar a execução do seu projecto.

Para qualquer projecto semelhante de isolamento térmico externo, não hesite em contactar-nos.

Contact

Simpson Strong-Tie França

Simpson Strong-Tie

ZAC des 4 Chemins
85400 Sainte-Gemme-la-Plaine
França