Toscos : 3 eixos de melhoria contínua em obra

Chantier CLT

EGOIN

Enfraquecido mais do que nunca pela crise de sanitária, o mercado da construção tem de adotar inovações que lhe permitam manter a sua atividade. Os fabricantes de soluções para obras enfrentam estes desafios e, por isso, introduzem inovações. Os nossos peritos recomendam três eixos de otimização da construção em madeira para poupar tempo e investimento, ao mesmo tempo que tornam as obras mais fiáveis.

 

1 – Otimizar a utilização das fixações

 

A seleção da conexão mais adequado à situação parece ser óbvia. Em contrapartida, é menos comum integrar a seleção de fixações associadas a esta primeira reflexão. Com esta intervenção é possível determinar a solução de montagem mais económica; menos consumíveis, para um prazo de aplicação em obra reduzido.

Embora normalmente utilizemos pregos ou parafusos de pequena dimensão para instalar esquadros, há também parafusos de grande diâmetro que se adaptam a estas conexões.

« Quatro parafusos de conexão SSH permitem substituir até 29 pregos para a fixação de determinados esquadros e isto sem afetar os desempenhos da montagem », explica Nicolas Honoré, engenheiro de prescrição da Simpson Strong-Tie®.

 

A utilização deste tipo de parafuso garante uma segunda vantagem: a capacidade de desmontar a obra. Uma vantagem que permite valorizar os resíduos no fim da vida útil do edifício e alguma flexibilidade arquitetónica quando a tendência é a reversibilidade dos edifícios.

Um exemplo muito elucidativo: a aldeia olímpica dos Jogos Olímpicos de 2024 foi idealizada para receber 15 000 atletas durante o evento. Após os jogos de Paris 2024, a aldeia será convertida num grande conjunto de apartamentos, escolas e lojas para aproximadamente 6000 pessoas e 6000 trabalhadores.

2 – Acelerar a instalação das montagens

 

Na construção, a montagem de painéis de madeira em diferentes tipos de estruturas (esquadria de madeira, CLT, caixas de telhado…) resulta frequentemente, numa etapa longa e fastidiosa da obra que exige a instalação de um grande número de fixações.

Por conseguinte, a mecanização da instalação permite fazer grandes poupanças em termos de tempo e energia: os pregos e parafusos numa mesma fila permitem uma instalação linear, regular e rápida.

«Os carregadores de parafusos numa mesma fila QuikDrive adaptam-se às aparafusadoras profissionais padrão que não se limitam responder a esta problemática. Além disso, permitem trabalhar em pé, oferecendo algum conforto ao instalador, que consegue trabalhar rapidamente e sem esforço.»

3 – Tornar a estrutura do edifício fiável

Nos toscos, a inovação passa também por torar as estruturas fiáveis. Atualmente, há no mercado produtos que acompanham os utilizadores na aplicação de conexões estruturais.

«A ancoragem para esquadrias de madeira MAH, concebida pelas nossas equipas de I e D, tem, por exemplo, dois sinais de posicionamento para facilitar a aplicação. O primeiro garante uma distância ao bordo suficiente para as cavilhas, que mantêm a conexão no betão. O segundo garante o intervalo necessário entre a extremidade do pilar e a primeira fixação », descreve o engenheiro.

Dobrável em obra, esta ancoragem serve várias aplicações. «O objetivo é limitar o número de referências presentes em obra e, consequentemente, reduzir os riscos de erros na aplicação», conclui.

No setor da construção em madeira reveste, a inovação assume atualmente diversas formas; otimiza os produtos existentes no mercado para aumentar o conforto na instalação e a eficácia no terreno, ao mesmo tempo que apresenta soluções de montagem ainda mais rápidas e fiáveis para os edifícios do futuro.

Em contacto permanente com as realidades no terreno e as evoluções tecnológicas, a Simpson Strong-Tie apresenta todos os anos várias dezenas de produtos novos que saem dos nossos laboratórios para ir ao encontro das novas necessidades do mercado e melhorar os processos de construção.

Contact

Simpson Strong-Tie França

Simpson Strong-Tie

ZAC des 4 Chemins
85400 Sainte-Gemme-la-Plaine
França