Um centro aquático de madeira está a ser construído para os grandes eventos esportivos que acontecerão em Paris!

Centre Aquatique St Denis

Localizado em Saint-Denis (93), ligado por uma passarela ao Estádio de França que está em frente, este novo centro aquático acolherá as principais competições internacionais de mergulho, natação sincronizada e waterpolo que terão lugar no próximo ano.

Iniciada em 2021 para estar operacional em 2024, a obra da nova piscina Saint-Denis, está a dar grandes passos. Com mais de 1.200 toneladas de materiais de origem biológica utilizados, incluindo 2.300 m3 de madeira dedicado exclusivamente para a estrutura, o projecto é atípico na sua arquitectura e responsável na sua construção. 

Equipada com uma piscina de mergulho e uma piscina de competição modular, a piscina principal é completada por duas bacias auxiliares de treinamento, localizadas sob uma tribuna de 2.500 assentos. A grande piscina principal é dominada por uma estrutura de madeira singular, composta por vigas de glulam curvadas, algumas das quais atingem até 90 metros!

A Simpson Strong-Tie está a participar neste grande projecto, fornecendo ferragens fabricadas na sua oficina em Vendée, bem como as fixações Premium necessárias para instalar o telhado do edifício. 

Tivemos a sorte de visitar a obra no final de Janeiro, para acompanhar as equipas que estão actualmente a instalar os 230.000 parafusos WSV necessários para fixar o deck do telhado a uma altura de 30 metros. 

As nossas ferramentas de aparafusamento mecanizadas Quik Drive estão a ser utilizadas pelos instaladores para poupar tempo e conforto durante a instalação. Placas perfuradas e suportes reforçados são também utilizados para fixar a estrutura da conduta técnica de ventilação ao telhado do complexo aquático.

Uma vez terminado, os quase 8.000 m² de superfície serão cobertos com 4.600 m² de painéis solares, tornando este edifício num dos maiores parques solares urbanos até hoje. Isto permitirá que o complexo de 114 metros de comprimento e 106 metros de largura seja auto-suficiente para mais de 80% das suas necessidades de aquecimento; uma bênção para a cidade de Saint-Denis, à qual este centro aquático será legado e que o transformará parcialmente num centro polidesportivo durante 2025.

Contact

Simpson Strong-Tie França

Simpson Strong-Tie

ZAC des 4 Chemins
85400 Sainte-Gemme-la-Plaine
França