Foco em montagens para estruturas industriais

Charpente Industrielle Simpson Strong-Tie

Este artigo aborda os pontos de ligação e de fixação que são essenciais para a instalação adequada de molduras industriais.

Muitas vezes chamada como "asna", a estrutura industrial é agora o tipo mais comum de carpinteria utilizada em casas unifamiliares (mais de 70% - fonte UICB). Pode também ser encontrada em todos os outros tipos de estruturas: habitação colectiva, edifícios comerciais, industriais, terciários e agrícolas. Esta técnica de moldagem utiliza elementos de secções de madeira ligados entre si por gusset ou placas de garras.

Para obter um resultado de qualidade, o cálculo, a fabricação e a instalação devem ser efectuados de acordo com as regras, ou seja, em conformidade com o DTU31.3.

O que é uma estrutura industrializada?

O elemento básico na estrutura de madeira industrializada é a asna. Na França, as espessuras mais utilizadas estão entre 36 e 38 mm.

Geralmente, a asna é fabricada numa única peça e chega ao local tal como está. Dependendo das restrições de transporte ou acessibilidade, pode ser dividida em duas partes. Para unir as duas partes, as placas perfuradas como NP ou PL são utilizadas.

Montagem de asnas múltiplas

Em geral, as asnas são concebidas como uma só camada, ou seja, são feitas de apenas uma camada.

No entanto, dependendo do projecto de construção, poderá ser necessário juntar várias camadas de modo a aumentar o seu desempenho. Mas, deve assegurar-se que o seu comportamento é idêntico ao das asnas de "secção completa".

Neste caso, é preferível o uso de parafusos para os ligar eficientemente (ver DTU31.3 P1-1 5.6) A morfologia do parafuso SDW torna-o perfeitamente adaptado a este uso. Com a sua cabeça plana e rosca parcial, permite ligar facilmente várias asnas, sem a necessidade de girar a estrutura durante a montagem, colocando todos os elementos de fixação do mesmo lado.

Isto simplifica e torna a estrutura geral mais fiável sem o uso de pregos ou parafusos.

Ancoragem de asnas a paredes de alvenaria

As asnas são apoiadas em paredes de madeira ou alvenaria. "Como regra geral, cada suporte deve ter um dispositivo de ancoragem utilizando acessórios metálicos", especifica a DTU31.3 (P1-1 5.3).

Os suportes reforçados E5 são escolhidos para assegurar a ligação aos suportes.

Em alguns casos, pode ser necessário optar por esquadros de desempenho mais elevados. É o caso das asnas em lajes, onde é utilizado um esquadro maior para apoiar a laje, como o esquadro E20, por exemplo.

Montagem de um telhado de vários lados

Para um telhado com três ou quatro lados, é normalmente feito um telhado com garupa.

Este método de instalação consiste em montar meias treliças formando os quadris e as vigas, conectando-as à treliça portante.

Aqui são os suportes de garupa ETC que mantem todos os elementos. Dependendo da implementação desejada, podem ser recomendados diferentes modelos de suportes.

O caso dos espaçadores

Ao colocar a treliça, é necessário adicionar espaçadores. Os espaçadores asseguram uma distância central constante e garantem a estabilização temporária da estrutura enquanto se aguarda a confecção dos dispositivos finais de contraventamento e anti-flambagem.

Estes dispositivos são geralmente feitos de madeira, fixados com pregos. No entanto, é possível utilizar fitas de cintagem metálicas (tipo FP) para manter a estrutura. São instalados utilizando ferramentas especiais como o tensor BANSTR ou consumíveis como os BPST, que asseguram um tensionamento óptimo do conjunto.

Como terá compreendido, a estrutura industrial requer um certo conhecimento dos métodos de instalação para ser realizado da melhor forma possível. A UICB e os fabricantes de estruturas industrializadas são bons parceiros para o ajudar nos seus projectos.

Nota bene : as soluções Simpson Strong-Tie estão disponíveis dentro de certos softwares de concepção estrutural, incluindo PAMIR da Mitek.

Contact

Simpson Strong-Tie França

Simpson Strong-Tie

ZAC des 4 Chemins
85400 Sainte-Gemme-la-Plaine
França