Estudo de caso : compreender a complexidade das estruturas CLT

Chantier CLT Simpson Strongtie

As nossas equipas oferecem-lhe um terceiro e último zoom no local de construção da UAB (ver os outros artigos desta série), que destaca uma série de aplicações por vezes tradicionais, por vezes complexas encontradas neste tipo de estrutura de madeira.

Estudo de caso : Extensão de um edifício administrativo em estrutura de madeira - UAB, Vendée.

A montagem de um edifício CLT num ambiente ocupado traz as suas próprias limitações. Para minimizar a perturbação do ambiente próximo, tal estrutura deve ser construída rapidamente, e a construção deve ser silenciosa e rápida. A chave para o sucesso de um tal projecto? Utilizar os produtos certos no lugar certo.

Os problemas de uma obra de construção numa zona sísmica e ocupada

"Este edifício assenta numa fundação de betão e é apoiado por três blocos de betão dedicados as escadas e elevadores", relata Nicolas Honoré, engenheiro de prescrição da Simpson Strong-Tie. "É limitado pela presença de edifícios pré-existentes, o que traz problemas de alinhamento para criar o acesso entre os edifícios existentes e o novo edifício". O projecto está localizado na região de Vendée, na França, numa zona sísmica 3. Todas as âncoras utilizadas nesta obra devem, portanto, ser dimensionadas e certificadas para este tipo de terreno.

Ligação das fundações às paredes CLT

A ligação entre a fundação de betão e a parede CLT é feita utilizando :

  • Os suportes HTT5 (também conhecidos como ancoragem para estruturas) que são especializados em suportar carga em levantamento
  • e os esquadros ABR255, que são esquadros reforçados concebidos para projectos CLT, muito eficazes em cisalhamento.

"Estão distribuídos uniformemente ao longo do comprimento da ligação para absorver a carga máxima", diz o engenheiro.

As escadas e os painéis estão ligados de duas formas diferentes:

  • Quando os dois elementos estão alinhados, são utilizados ferragens personalizados. Estas ligações metálicas planas, feitas pelas equipas do Departamento de Peças Especiais da Simpson Strong-Tie, têm um reforço para evitar a sua deformação fora do plano.

  • Quando o alinhamento não está na borda de betão, são utilizados os esquadros ABR255. São colocados previamente de um lado para servirem de guia de posicionamento.

Ligar elementos de madeira uns aos outros

A ligação madeira-madeira no exterior é feita por meio de grandes placas perfuradas feitas à medida. O objectivo destas placas é absorver as forças de tracção.

Para interiores, os esquadros AE116 são preferidos pela sua versatilidade. "Este suporte é interessante porque tem uma boa capacidade de cisalhamento e bom desempenho de levantamento", explica o Engenheiro de Prescrição N. Honoré. Ele continua: "Pode ser instalado em betão ou madeira, com os pregos CNA ou os parafusos SSH.

Gerir os tempos de instalação mais complexos

Jogar-se com os edifícios existentes e ocupados.

No local, uma das paredes da CLT está localizada a poucos centímetros do edifício existente. "Não se pode utilizar placas perfuradas nesta situação, porque não há espaço suficiente para acrescentar as fixações. Neste caso, optamos por uma solução um pouco menos tradicional, mas igualmente eficaz.

Em primeiro lugar, os pavimentos têm de ser apoiados na parede, em vez de ser encastrados entre as paredes. Para absorver as forças de tracção entre os pisos, são instalados dois HTT22E, um na parede inferior e outro na parede superior. Estes dois conectores estão ligados um ao outro por meio de hastes roscadas THR, que transmitem as forças de um piso para o outro."Este tipo de montagem requer grande precisão - em milímetros - ao longo da concepção, da fabricação e da instalação. No entanto, estes são constrangimentos bastante comuns nos locais de construção de CLT e são facilmente dominados tanto pelos designers como pelos instaladores", continua o engenheiro.

Assumir as limitações estéticas e arquitectónicas

 

Este projecto arquitectónico foi concebido para destacar o principal material desta extensão: a madeira. Portanto, o painel CLT é exposto de ambos os lados e tem de ser ligado a uma das escadas. Isto é feito usando suportes com alma interior CBH. "São ideais para a ligação ao betão e ficam ocultos dentro da espessura do painel.

A ligação no plano dos painéis é feita com abas de madeira fixadas com parafusos WSV. Este caso é descrito num artigo anterior. Outros parafusos com rosca parcial e cabeça plana (tipo ESCR) foram utilizados no local para diferentes aplicações: fixação de suportes de parede, fixação de pisos em suportes de parede, ...

CLT do chão ao telhado

Depois vem a parte mais alta da estrutura: a saliência do telhado.

"Voltamos a uma estrutura mais "comum" com corrêias e um painel OSB. Para fixar isto, optamos simplesmente por suportes com abas externas. Os sistemas de contraventaventamento são fixados com acessórios feitos à medida", conclui Nicolas Honoré.

Isolamento do edifício de madeira

  • Extrait exclusif du Guide ITE 2021

Isolamento do edifício de madeira

Uma vez terminada a estrutura, a envolvente deve ser abordado. A UAB optou pelo isolamento externo (ITE). No entanto, no caso de um suporte de madeira, não utilizamos esquadros, mas vigas aparafusadas directamente à CLT com os parafusos TTUFS.

 

Ligação CLT - Uma especialidade da Simpson Strong-Tie

  • Crédit photo : Triade

Agora terminado, este antigo edifício alberga parte dos escritórios e da administração da "Union des Artisans du Bois". "Para construir esta extensão, tivemos de compreender a complexidade da implementação, apesar do constrangimento de operar numa área pequena e ocupada durante todo o projecto", diz N. Honoré. "No terreno, é cada vez mais frequente enfrentar este tipo de edifício; se misturam montagens tradicionais com técnicas mais inovadoras, para se adaptar às melhores especificações arquitectónicas”.

A Simpson Strong-Tie oferece uma vasta gama de conectores e fixações para CLT, tanto padrão como personalizado, para apoiar os designers e instaladores e responder a todas as perguntas sobre as montagens CLT.

Contact

Simpson Strong-Tie França

Simpson Strong-Tie

ZAC des 4 Chemins
85400 Sainte-Gemme-la-Plaine
França